5 dicas para o seu cão fazer xixi e cocô no local certo

xixi e coco 3

Olá Pessoal!!

Hoje vou dar continuidade ao post anterior sobre “Quanto tempo um cão leva pra fazer xixi e cocô no lugar certo“, mas agora vou lhes dar 5 dicas para o seu cão fazer xixi e cocô no local certo.

Quem leu o primeiro post, sabe que temos que ter PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA e CONSISTÊNCIA, quem não leu da uma lida clicando aqui.

Não adianta falar que já fez de tudo com um cachorro de 50 dias que está em sua casa há 5 dias.  Posso lhe garantir que você não fez tudo.

Em primeiro lugar ainda não deu tempo do peludo saber que agora aquela é a nova casa dele, que ele não vai mais ver seus irmãos e sua mãe, ou seja, a prioridade dele não vai ser fazer suas necessidades no local que você quer, pois ele está mais preocupado com esse novo ambiente em que tudo que ele conhecia lhe foi retirado.

Ele está em fase de adaptação, reconhecimento, se acostumando com as novas pessoas, tentando se comunicar e entender as pessoas que falam coisas que ele não entende.

Recomendo que você pense como um cachorro e não tente fazer seu cão pensar como você, os seres humanos é que precisam criar uma comunicação para que possamos entende-los e vice-versa.

Quando você vai pra um país estrangeiro em que você não sabe nada sobre o idioma (ex.: Japão), o que você faz? A melhor opção é contratar um guia para fazer as traduções e conduzi-lo para os lugares.

Hoje eu serei sua guia, irei traduzir o Português para o “cachorrês” (língua canina. rs) e vice-versa.

Segue as dicas:

– Regra numero 1: Até os 6 meses os cães não tem controle do esfíncter (controle da urina e das fezes), ou seja, na cabeça deles funciona da seguinte forma: “Estou apertado, vou fazer xixi aqui mesmo, pensando bem aquele tapete que estou próximo (o da sala. kkkk) parece um bom lugar pra fazer”.

Gente, eles não fazem por maldade, são acidentes e ACIDENTES ACONTECEM.

Ou seja, deixar um filhote solto pela casa toda e achar que ele vai até o local certo para se aliviar por conta própria, sem que ninguém tenha ensinado por um bom tempo, é achar que o cão é um gênio, eles são inteligentes, mas tudo tem limite.

A prioridade dos filhotes de fazer as necessidades no local certo é a de numero 350. kkk

– Regra numero 2: Cama e potes de comida precisam estar distantes do local onde devem fazer as suas necessidades.

– Regra numero 3: A chave para o sucesso do xixi e cocô no lugar certo é sem dúvida nenhuma A PREMIAÇÃO NA HORA CERTA. No entendimento de um cão quando ele é premiado no momento em que fez o xixi e o cocô no local certo é: “Olha que legal, seu eu fizer minhas necessidades aqui ganho um biscoito, show!!! Vou fazer mais vezes”.

Porém, são necessárias várias repetições, não adianta fazer só uma vez no fim de semana, é necessário repetir várias vezes ao dia.

Hoje em dia sou mais adepta das prevenções do que das correções, muitos cães quando são corrigidos começam a fazer xixi escondidos dificultando o momento da premiação, pois o cão deixa de fazer as necessidades na nossa frente por medo, prefiro nesse caso ignorar os erros, pois até pra corrigir tem que ser NA HORA.

E nada de esfregar focinho no chão, isso é ultrapassado e ainda pode ajudar a desenvolver outros problemas comportamentais como a coprofagia (ato de comer as próprias fezes).

– Regra numero 4: Costumo dizer que existem 3 horários perigosos que os cães fazem suas necessidades, com isso facilitando o momento em que podemos premiá-los na hora certa.

São eles: Quando acordam, depois que comem (nesses casos vai depender da digestão de cada cão, alguns demoram 15, 20, 40 minutos pra fazer) e depois das brincadeiras.

xixi e coco 2

– Regra numero 5: Mantenha a casa livre do cheiro de urina, você pode utilizar um produto à base de enzimas como o Enzimac (pra área pequenas) que destroem o cheiro de urina ou fezes, desinfetante, água sanitária não retiram o cheiro para os peludos.

O Enzimac pode ser utilizado em tapetes, sofás, camas que não mancha, pelo contrário ele é um eliminador de manchas (orgânicas). Para áreas maiores recomendo o Enzilimp ele segue o mesmo princípio do Enzimac, mas rende muito mais. Pra quem tem varandas e áreas grandes ele é excelente.

Tem alguns cães que sempre fazer suas necessidades num lugar errado especifico, nesses casos, vocês podem ter um segundo auxiliador como um repelente, recomendo o Afaste Pet. Depois que você passar o Enzimac ou Enzilimp e eles secarem, passe o Afaste Pet, mas é necessário passar de 3 a 4 vezes ao dia, a ideia é que o peludo perca o interesse por esse local por estar com um cheiro desagradável, fazendo uma associação negativa com esse local.

Leia também o artigo Meu cachorro destrói tapete higiênico.

Bom pessoal essas foram algumas dicas, no próximo post vou falar dos cães adultos que fazem xixi fora do lugar e por que eles fazem isso.

Abraços,

Beatriz Duarte.

10 Comentários


  1. Nossa foi mto esclarecedor esse post, não to tão errada, mas vou comprar o produto de limpar a casa e fazer uma bela faxina, e arrumar um petisco que minha cachorra consiga morder, ela é shit zu e ta com a dentição atrasada…. não come mto bem bifinho rs Posso dar vegetais? Obrigada mais uma vez

    Responder

  2. Boa noite, poderia explicar pq a caminha e o pote de comida não podem ficar próximos ao local do xixi? No meu caso a área de serviço é bem pequena e as coisas ficam próximas. Obrigada

    Responder

  3. Adorei seu blog! E incrível como às vezes apenas um pouco de paciência faz a diferença na convivência os nossos anjinhos de quatro patas…

    Responder

  4. Depois que eu errei por não saber, e deixei o cãozinho solto pela casa, o que eu faço? Ela já tem sete meses, fazia no lugar certo, mas parece que “desaprendeu”!

    Responder

  5. Adorei as dicas, vou comprar os produtos recomendados e usar por uma semana. Tão logo reconheça a eficiência, postarei novamente minha opinião e se tudo correr bem quero muito elogiar todas as orientações dadas.

    Responder

  6. Posso deixar um tapete durante o dia na aérea externa e a noite colocar dentro de casa?

    Responder

    1. Olá Simone, não entendi como é a logística da sua casa. Mas na minha casa trabalhei com tapete higiênico nas áreas internas (no inicio ele dormia no meu quarto). Quando meu cachorro ficava na area externa (varanda) eu não coloqava tapete higiênico, pois é um local que posso lavar.
      abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *