A dificuldade de educar os cães nos dias de hoje

images23Olá pessoal!

O mundo vem mudando cada dia mais rápido, com isso a prioridade das pessoas também está mudando. Antes era extremamente importante que os pais ficassem em casa nos fins de semana para dar atenção à família, hoje é necessário dar prioridade para as atividades que não se tem tempo de fazer durante a semana por causa do excesso de trabalho. Antes trabalhar 8 horas por dia era suficiente, hoje se você não ficar até mais tarde seu chefe fica de cara amarrada porque você não se dedica o suficiente.

Antes os pais chegavam em casa a noite e mesmo assim educavam seus filhos, hoje como estão muito cansados deixam os filhos fazerem o que quiserem e dizem que isso é uma fase e que vai passar.

O mesmo tem acontecido com os cães, eles tem entrado em nossas vidas, em apartamentos grandes e decorados, conjugados sem área de serviço, casas com lindos gramados e etc. E o mais interessante nisso tudo é que no geral as pessoas não pensam em qual é a finalidade do cão que vai escolher, escolhem o Border Collie para um apartamento, pois este é o cão mais inteligente do mundo, mas esquecem que esse rapazinho tem a capacidade de correr por 8 horas numa fazenda atrás de ovelhas, querem terriers, Goldens ou Labradores em seus lindos gramados decorados e depois reclamam dos buracos e destruições, querem um cão de qualquer raça num conjugado onde não tem lugar para o pobrezinho fazer suas necessidades.

OK, OK, mas Beatriz desse jeito você nos tira a opção de termos um cachorro, certo? Errado.

Vocês podem ter o cachorro que vocês quiserem, portanto que saibam o que estão levando para casa e o que vocês vão ter que fazer para ter o cão dos seus sonhos em paz dentro de casa, certo? E é ai que entro com a questão das dificuldades de treinar os cães nos dias de hoje.

As pessoas não têm tempo, quando tem não tem paciência, quando tem paciência não foi ela que escolheu o cachorro, portanto os cuidados não cabem a ela, depois acham que a obrigação é da empregada ou das crianças e/ou adolescentes. Ai começa as reclamações: treinar é chato, principalmente quando você tem uma raça muito teimosa. Depois questionam quanto tempo vai levar esse adestramento, querem que seja no menor tempo possível, a disciplina dura o resto da vida de seu cão. Ou seja, a maior dificuldade de treinar os cães é porque as pessoas acham que tudo vai ser um mar de flores, acham que vão chamar o adestrador ele vai apertar um botão e o cachorro vai estar pronto.

Treinar requer tempo, dedicação, paciência, determinação. Como eu sempre digo o cachorro não apareceu na sua casa, você o escolheu, mas Beatriz eu não queria o cachorro foram os meus filhos. Sugestão: Faça como minha mãe fez comigo, você vai ter um cachorro quando tiver responsabilidade para isso, e com toda sinceridade, eu não morri porque não tive um cachorro quando criança.

Aprendam a dizer não se você não vai ser o responsável pelo treinamento do cão e de todas as suas necessidades.

Posso ter sido um pouco dura nesse texto, mas tenho visto tanto cão abandonado e mal tratado porque é ou foi mal educado ou é agressivo, que me sinto impotente em não poder arrumar uma família decente para esses peludos, por isso me sinto na obrigação de alertar as pessoas que um cão não é um bichinho de pelúcia.

Abraços.

Beatriz Duarte

Treinadora Especializada em Comportamento Canino

2 Comentários


  1. Oi beatriz, eu tenho um filhotinho de pit bull e moro num conjugado, ela tem se mostrado muito boazinha, mais voce acha que posso ter problemas futuros pelo espaço ser pequeno ? o que pode ajudar na educação dela ao decorrer do tempo ? obrigado pelas informações.

    Responder

    1. Oi Marcelo, tudo bem?
      A educação é de extrema importância junto com a socialização. Mas creio que o mais importante quando temos um cão que precisa de exercícios é exercitá-lo.rs Pits são cães muito usados em esportes, devido ao excesso de energia. Por isso, mantenha uma rotina de exercícios diários, tomando cuidado com os dias quentes, procure exercitá-la de manhã cedo e no final do dia. Durante o dia inclua brinquedos que estimulem sua mente, tem um post sobre enriquecimento ambiental que da dicas sobre isso http://www.beatrizduarte.com.br/enriquecimento-ambiental/. Abraços e boa sorte com sua peluda.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *