CASTRAÇÃO PRECOCE EM FÊMEAS: Por que fazer ?

jaquelineCom a palavra a Médica Veterinária Dra. Jaqueline Gonçalves (Animália Clínica Veterinária)

CASTRAÇÃO PRECOCE EM FÊMEAS:

Por que fazer ?

Poucos sabem, mas a esterilização de fêmeas tem grande correlação com a prevenção do câncer de mama, a neoplasia mais comum em cadelas e a terceira mais comum em gatas. Proprietários de cadelas e gatas ainda acreditam que, se deixarem seus animais cruzarem e terem filhotes,irão prevenir o aparecimento deste tipo de tumor. Atualmente sabe-se que tal estratégia não é eficiente e que para prevenir o câncer de mama, o ideal é fazer a castração precoce, isto é, antes do primeiro cio.

Trabalhos científicos mostram que a castração realizada em cadelas antes do primeiro cio reduz o risco de desenvolvimento do câncer de mama para 0,05%. Esse risco aumenta para 8% quando a castração é realizada após o primeiro cio e para 26% após o segundo cio. A castração tardia, ao contrário do que muitos ainda pensavam, não reduz o risco de tumores malignos.

No caso das gatas, a castração realizada antes dos 6 meses de idade reduz em 91% o risco de desenvolver o câncer de mama. Além disso, a castração também irá evitar o desenvolvimento de infecções uterinas e gravidez psicológica, dentre outras alterações que podem acometer o aparelho reprodutor. Portanto, se não existe o interesse reprodutivo, a castração precoce é recomendada devido à prevenção de diversas doenças relacionadas ao útero e ovário e, principalmente, à redução do câncer de mama, doença que reduz a expectativa e qualidade de vida destas espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *