Entrevista sobre como ensinar um cão a fazer xixi e coco no lugar certo

xixi fora do lugarEntrevista pra a Revista ÉLÉGANT.

1)    Primeiramente, qual é o lugar adequado para que um animal faça suas necessidades?

Não existe um local ideal, tem pessoas que moram em apartamento e só querem que seu cão faça as necessidades na rua e têm outros donos que preferem que o peludo só faça no apartamento, nesse caso a área de serviço ou varanda se for coberta ou um banheiro são os locais ideais, o principal é manter o local de comer e de dormir longe do local das necessidades.

2)    Se o dono morar em uma casa que não possui jardim ou terra, onde alocar o “cantinho das necessidades”?

Depende da estrutura da casa, prefiro usar uma área coberta para evitar nos dias de chuva que o cão fique molhado, seguindo os mesmos princípios de manter o local de comer e dormir longe do local das necessidades.

3)    O animal pode ser ensinado em qualquer idade ou há uma preferência por certa idade?

É sempre mais fácil ensinar um filhote, porém não existe idade limite para que um cão aprenda.

4)    Como funciona esse processo de ensinar ao animal o local certo de fazer as necessidades? O que deve ser feito?

Gosto de usar um método preventivo, ou seja, supervisionar os momentos em que o cão costuma fazer as necessidades, levá-lo para o local certo e premiá-lo com festinha ou petisco. Quando não for possível supervisionar é preciso mantê-lo numa área restrita para que ele não fique fazendo pela casa toda, desta forma desenvolvendo o mau hábito. Precisamos lembrar que a prioridade de um cão não é o local onde devem ser feitas suas necessidades.

Os momentos mais fáceis de ver quando um peludo quer fazer suas necessidades são: na hora que acordam, depois das refeições e depois das brincadeiras.

Chamo de horários perigosos, é necessário levar o peludo para o local certo e aguardar até que ele faça as necessidades para premiá-lo, se não for possível mantenha na área restrita para que ele não se acostume a fazer em outros locais.

5)    Produtos que possuem certo “odor” atrativo para estes fins funcionam mesmo?

Com os meus clientes prefiro utilizar um pouquinho do xixi do próprio cachorro, vejo um resultado mais eficaz.

6)    Muitos dizem que quando o animal faz as necessidades em um local errado, deve-se fazer com que ele cheire o lugar errado e então levá-lo para cheirar o lugar apropriado. Isso procede?

Não, além disso, é um método muito antiquado que costuma fazer o cão regredir no processo ou ficar com medo do dono e fazer as necessidades em locais escondidos, hoje em dia existem técnicas mais modernas.

7)    Qual a maneira correta de agir quando o bichinho não acerta o local?

O ideal é tentar fazer com que o cão não erre, mas se o peludo for pego no flagra diga um não num tom de voz firme e leve-o para o local certo mudando o tom de voz para algo mais suave, dizendo xixi é aqui. Se não pegar em flagrante não adianta corrigir.

8)    É certo dar recompensas para o animal quando ele acertar?

É ótimo, o cão faz uma associação mais rápida e começa a dar mais importância para o local onde está fazendo as necessidades, afinal vai ganhar um pestiquinho ou muita festinha de seu dono.

9)    Há animais que nunca aprenderão a fazer suas necessidades em determinado local?

É difícil dizer que um cão nunca aprenderá, normalmente o problema está no dono que desisti de ensinar, pois já tive uma conhecida que teve que acolher um cachorro com 13 anos e ele aprendeu o local certo para fazer suas necessidades.

10) Existem animais com mais facilidade para aprender esse modo de agir?

Sim, existem raças que aprendem com mais facilidade e existem cães que não são de raça pura, mas são muito limpos.

11) Fique à vontade para fazer suas considerações sobre o assunto.

Acho que a maior dificuldade na hora de ensinar um cão a fazer suas necessidades no local que determinamos é que as pessoas perdem a paciência muito rápida com um ser irracional, acham que tem que aprender em uma semana. O imediatismo está alcançando nossos peludos que não tem nada haver com nosso mundo corrido, onde tudo é para ontem. Sempre dou o exemplo para os meus clientes de quanto tempo e como é o processo de fazer uma criança a fazer suas necessidades no vaso sanitário, conheço muitas mães que levaram meses, conheço crianças que fazem xixi na cama com 7 anos de idade, então por que um cão tem que ser obrigado a aprender em uma semana ou tem que ter um prazo? Já peguei muitos casos em que o dono dava um prazo e se o cão não aprendesse a fazer naquele período seria doado. Por isso, pensem bem antes de decidirem pegar um cão, pois eles são lindos, amorosos, leais, mas ensinar dá trabalho.

11 Comentários


  1. tenho um lindo caozinho branco peludo e q n ensinei ele a fazer suas necessidades no lugar certo, ele faz em qualquer lugar n aguento mas limpar essas sujeiras, ele tem 9 anos por favor me ajude e gostaria de fazer a gastração ele e gordo pesa 13 kg e muito desobidiente acho q mimo ele demais e gostaria do seu contato obrigada aguardo respostas bjs

    Responder

    1. Ola Marcia, tudo bem? Temos 2 links falando sobre as necessidades no lugar certo, mas se você mora no Rio de Janeiro (nossa area de atuação zona sul ou Barra), você pode marcar uma consultoria comportamental para avaliarmos os problemas e darmos as soluções. Também temos a Escolinha de Obediência e Socialização que é super indicada para filhotes ou as aulas particulares.

      Segue abaixo os links com informações sobre os nossos serviços. Como funciona, onde atendemos, horários, valores:
      CONSULTORIA COMPORTAMENTAL – Entre no link http://www.angeldogs.com.br/servicos/consultoria
      ESCOLINHA DE OBEDIÊNCIA E SOCIALIZAÇÃO – Entre no link http://www.angeldogs.com.br/servicos/escolinha
      AULAS PARTICULARES – Entre no link http://www.angeldogs.com.br/servicos/aulas_particulares

      Também estou incluindo os 2 post sobre o aprendizado do xixi e cocô.
      1º post – http://www.beatrizduarte.com.br/xixi-e-coco-lugar-certo/
      2º post continuação – http://www.beatrizduarte.com.br/8-dicas-para-o-seu-cao-fazer-xixi-e-coco/

      Para marcar a consultoria entre em contato pelos telefones em horário comercial 2547-8850/99480-9294/99290-7982, se ninguem atender é porque estamos em aulas, por isso pedimos que as pessoas deixem recado ou mandem uma mensagem de texto pelo celular, respondemos em menos de 24 horas.

      Abraços,
      Beatriz

      Responder

  2. Olá, tenho uma lhasa apso com 2 meses e tem 2 semanas que estamos treinando o banheiro. Está sendo bem estressante para mim e para ela pois todas as vezes que levo ela para o cantinho ela demora muito e eu fico voltando ela ate
    que faça e aliás é revista e não jornal pois não conheço ninguém que tenha jornal!! Enfim, as vezes acho que ela é muito nova e não entende o treinamento e as vezes acho que ela está estressada por isso a maioria das vezes ela faz quando não
    e nos lugares errados!!!Quando acerta, dou petisco, faço festa. Mas ela continua fazendo vários xixis pela casa e coco de madrugada nos lugares diversos!!!Socorro!!!

    Responder

  3. Comprei um sanitário com grama sintética já esfreguei o tapete de grama sintética no xixi dele já coloquei o sanitário no local onde ele costuma fazer xixi usei pipidog quando vi que ia fazer suas necessidades levava ele imediatamente no lugar correto (sanitário )mas nada adianta o que faço?me ajude por favor!meu cachorro e poodle raça pequena aguardo retorno desde já agradeço.

    Responder

  4. Boa noite! Adorei tudo e queria tirar uma duvida! Tenho uma yorkshire de 4 meses, quando ela chegou coloquei no quarto, mas ela nunca fazia no lugar que coloquei o tapete higienico e sempre fazia em varios ligares, como trabalho fora e meu esposo tambem, saindo cedo e chegando tarde nao posso vigiar quando ela faz suas necessidades, por isso coloquei na area de serviço, que é uma varanda aberta e por vezes a vi defecando no gramado e comemorei com ela, mas sempre que chego a varanda da frente esta suja com as necessidades dela, queria deixá-la dentro de casa, mas acho que ja comecei errado. Você acha que ainda da tempo de mudar isso? O que vc acha que devo fazer?

    Responder

    1. Olá Thaís, os cães aprendem com qualquer idade, mesmo que ja tenham vicios. Quando achamos que estamos errando demais, basta regredi no treinamento como se fosse um filhotinho novamente.
      Grande Abraço

      Responder

  5. gostaria de tirar uma dúvida. Moro em casa com jardim gramado e uma parte coberta de piso mesmo. Quero que meu cão faça suas necessidades fora de casa na grama mas não quero que faça em todo o jardim e sim numa área especifica gramada. Posso comprar estes sanitários caninos de grama sintética e colocar na área que quero? com toda área gramada como ele vai identificar que é para fazer só naquela área especifica?
    Obrigada

    Responder

  6. boa tarde! ganhei um filhote de vira lata, estou com ele a 1 mês, e ele aprendeu a fazer xixi no jornal com o pipi dog, eu apenas pingava -o no jonal e deixava ele cheirar, porem estou com dificuldades com o coco, ele so faz fora do jornal e no pet shop me disseram que eu tinha que esfregar o focinho dele no jornal e dizer que era ali o local dele fazer o coco, mais vejo que estou fazendo da maneira errada, como proceder da maneira correta? eu nunca consigo ver a hora que ele faz o coco, porque ele faz coco muito depois que ele come, mediante essa situação como proceder? ja que nao posso deixar ele cheirar o coco e depois esfregar o focinho no jornal conforme me ensinaram? por favor me ajudem ja tem 1 mês que tento ensina -lo.
    obrigada

    Responder

    1. Olá Debora, tudo bem? Não esfregue o focinho do seu cão no jornal, que técnica péssima lhe recomendaram. 🙁
      Espalhe mais jornais no local onde você quer ele faça. Conforme ele for for acertando vai diminuindo aos pouquinhos a quantidade de jornal. Ele tem horários pra comer? Ter horários fixos são de extrema importância para saber o horário que ele faz coco, outra dica é dar comida e depois levá-lo pra passear, exercicios estimulam o intestino.
      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *