Quanto tempo um cachorro leva para fazer xixi e cocô no lugar certo?

cachorro fazendo xixi no lugar certoRecebo muitas mensagens sobre como devemos ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo (principalmente filhotes), mas o que mais recebo é: Em quanto tempo eles aprendem?

A primeira coisa que devemos pensar nesse momento é nos colocar no lugar do cão.

Bom, em alguns comportamentos caninos gosto de fazer analogias com os humanos, nesse caso crianças.

Faça a mesma pergunta, mas ao invés de usar a palavra cão use criança.

Enquanto tempo uma criança leva para fazer xixi e cocô no vaso sanitário? Alguns meses, anos. Conheço crianças que fazem xixi na cama aos 7 anos de idade.

Então porque queremos exigir um prazo muitas vezes inadmissível para um cão que acabou de chegar em nossa casa?

Tenho mensagens de pessoas que tem filhotes de 50 dias às vezes menos (já esta começando errado, filhotes deveriam ser separados da mãe com 60 dias, mas falo sobre isso em outro post) e estão na casa há 5 dias e as pessoas já estão se descabelando, dizendo que já fizeram de TUDO, mas o filhote não aprende.

Por acaso damos prazos de 5 dias, duas semanas, 1 mês pra uma criança fazer suas necessidades no vaso sanitário?

Então por que somos tão exigentes com um ser que não entende absolutamente nada do que falamos? Não entende por que tem mirar o xixi e o cocô exatamente no meio do jornal, bandeja Pipi Dollys ou tapete higiênico?

Que tal cultivarmos mais paciência, consistência e persistência com nossos cães?

Por que temos que ser tão duros e exigentes com seres que consideramos nossos melhores amigos?

Afinal, nós escolhemos ter um cão e está incluído no pacote que nós somos os responsáveis pelo seu treinamento.

O maior erro de um cão não acertar o local certo de fazer suas necessidades é nosso e não deles.

Eles precisam que alguém ensine onde devem fazer suas necessidades, não existe mágica pra isso, existe trabalho e esse trabalho é dos donos.

Acham que basta deixá-lo preso enquanto saímos de casa por 8 horas ou mais, e quando chegarmos e o liberarmos pela casa, por um milagre ele vai saber que o local certo é o jornal na área de serviço?

Por que ele voltaria para o lugar onde ficou preso o dia todo pra fazer suas necessidades? Se a coisa mais importante pra ele agora é ficar ao seu lado? Cães são seres sociais tem necessidade de ficarem juntos.

Para os cães fazer xixi e cocô no lugar certo não é prioridade na vida deles, pra eles basta fazer longe de onde come, dorme e brinca, ou seja, eles podem achar que a casa é um grande banheiro.

Sem nenhum trabalho da nossa parte, sem mostrarmos o que é certo e premiá-los, por que eles vão achar que devem ir ao jornal? O tapete da sala está tão perto pra se aliviar.

Agora respondendo a pergunta do post, enquanto tempo um filhote leva pra fazer xixi e cocô no lugar certo?

Tudo vai depender de quanto tempo você dedica ao treinamento do seu filhote, tenho clientes que conseguiram fazer seus cães acertarem o local certo em 15 dias, 30 dias, 2 meses e por ai vai. E mesmo os que aprendem em 1 mês por exemplo, os acidentes vão acontecer, pois cães não tem controle total do esfíncter (controle de eliminação do xixi e coco) até os 6 meses.

Quanto mais tempo você dedica ao treinamento mais rápido será o resultado, quanto menos tempo mais demorado será.

Sei que fui um pouco dura nesse post, mas estamos num mundo tão imediatista e ansioso que estamos transferindo tudo para os nossos cães, tudo tem que ser instantâneo. Acham que eu estou brincando, já recebi inúmeras ligações e emails de pessoas desesperadas querendo doar (isso mesmo, DOAR) seu cão porque ele não aprendeu a fazer suas necessidades no lugar certo.

Por isso, devemos pensar com muito cuidado antes de adquirir um cão. Gente dá trabalho igual à criança.

Que tal mais uma analogia? Por exemplo, você tem 2 filhos, eles aprendem as coisas com a mesma facilidade ou cada um tem seu tempo? Às vezes temos que dar mais atenção ao que tem mais dificuldade e não desistir porque ele é mais lento no aprendizado.

A natureza é perfeita ela tem seu próprio tempo, nós é que temos o péssimo hábito de apressá-la. Tem cães que aprendem mais rápido, outros são mais lentos. Por isso, tenha mais paciência com seu peludo, ele agradece.

Leia também o artigo Meu cachorro destrói tapete higiênico.

Abraços,

Beatriz Duarte

SONHO DE CONSUMO DOS DONOS. kkkkk

sanitário para cães

31 Comentários


  1. Excelente post…… de parabens… foi um tapa na minha cara.. mas gostei!! Me deu um alívio!!! Amei mesmooooooo

    Responder

  2. Nem sei se vc ainda usa o site, mas foi um dos poucos reais que encontrei, todos te dizem como, mas nenhum te dá algo palpável.

    Já nas primeiras linhas me vi, estou com um Spitz Alemão há 7 dias e estou totalmente frustrado pq não mija no lugar certo…e não me atende pelo nome! rs

    Mas bom… estou exagerando com certeza!

    Valeu. Vou para o resto do site agora.

    Responder

    1. Olá Gabriel, tudo bem? A chave para o sucesso é a paciência, finja que é uma criança começando a tirar as fraldas para usar o vaso sanitário, se você não tem filhos não tem ideia de como é parecido, você tira a fralda e a criança faz xixi na cama ou na roupa. rs
      Grande abraço

      Responder

    2. Eu estou com um Spitz alemão também colega ,a 4 meses e nada dele fazer no lugar faz em qualquer canto menos onde tem qui fazer .já estou enlouquecendo

      Responder

  3. Poxa, fiquei ate meio assim agora. Minha cachorra tem 77 dias to com ela a 14 dias, tem hora que ela acerta hora não, tenho usado muito mais a psicologia positiva do que a bronca, mas faz uns três dias que tenho dado mais bronca. Porque ela tava acertando super e do nada parou. Ai fiquei pensando se não to pegando pesado com ela.. e pelo jeito tô. E agora? No começo ela tava dormindo na area de serviço, onde ficava a cama, o tapete e os potinhos. tava indo tudo bem ate fazer maior frio eu ficar com dó e colocar ela pra dormir no meu quarto. Ai conforme os acertos foram ficando mais rotineiros, eu decidi que era hora de deixar ela na cozinha tb. Mas ela já tinha ido pro quarto. E não aceitou a cozinha, chora meia hora, depois dorme. O coco acerta 90% das vezes no tapete, mas o xixi, o xixi nao… Eu restringi a area dos quartos qdo estamos na sala brincando ou vendo tv, acredito que nao tem necessidade de ter acesso, ate pra ajudar nos acertos. Mas tem varias vezes que sai no lugar errado e eu passei a brigar. Ex eu sei qdo ta na hora dela fazer xixi mais ou menos, ai vou com ela ate o lugar passo o xixi aqui, e tento incentivar ela a cheirar… ela sai correndo e faz xixi na sala… ai eu dou bronca. Coloca o nariz no xixi e leva no lugar. Mas so quando é na hora, se eu achei depois eu limpo e não faço nada. Será que devia comprar o produto de limpar xixi? isso ajuda? Como posso ser melhor pra ela? Eu andei deixando ela de castigo no lugar onde deveria fazer xixi, assim qdo ela da dessas do exemplo que eu falei, eu tento incentivar no lugar da 2 min ela faz no lugar errado. Ta muito errado isso? E mto obrigada pelo texto!!

    Responder

  4. Super me identifiquei, estou com o filhote de 48 dias a uma semana e hoje já estava perdendo a paciência com o coitado. Tão pequeno e eu já querendo que ele domine a arte de fazer as necessidades no lugar certo. Ele faz no jornal metade das vezes , eu vou tomar mais cuidado com o pequeno.

    Responder

  5. Estou com uma poodle toy de 46 dias. Consigo colocar ela pra fazer xixi no tapete toda vez, mas Coco é um pouco mais difícil. Será que leva quanto tempo pra ela aprender?

    Responder

  6. Ola Beatriz, excelente post. Realmente exclarecedor. Fiquei com vergonha do meu comportamento, andei dando uns tapas demais no meu cãozinho. Ele tem +/- 2 meses e meio, foi adotado e ja veio cheio de medo. Nos primeiros dias sabiamos que ele ia errar tudo e só preocupamos e faze-lo comer e sentir-se em casa, ao mesmo tempo que iamos incentivando ele a fazer xixi/coco no lugar certo. Com 10 dias ele começou a acertar mais o xixi que o coco, e chegou a acercar uns 4 de 5. O coco de um dia para o outro ele passou a acercar 100%, mas agora o xixi ele ta errando muito, principalmente qdo as crianças estão na casa. nos primeiros 10 dias eram basicamente eu e minha esposa que treinavamos, e davamos uns tapas qdo errava, e davamos premios qdo acertava, tudo estava avançando, qdo as crianças começaram a fazer parte da vida dele, ele começou a desandar. Por enquanto a gente só deixa ele na cozinha, ele mau conhece o resto do AP. Atualmente ele acerca 100% do coco, mas caiu pra uns 50% o xixi. O que pode ter feito ele piorar? A Influencia das crianças? Um abraço! e obrigado!

    Responder

    1. Olá Diogo, tudo bem? Mudanças (de ambiente, de pessoas) podem interferir no aprendizado dos cães, e não podemos esquecer que eles não tem controle do esfincter até os 6 meses. Restrições fazem parte do processo.
      Só um lembrete, muitos cães aprendem a fazer as necessidades no local certo quando são filhotes e depois que chegam na adolescência (a partir de 6 meses) podem começar a marcar território e dar a impressão que desaprenderam (principalmente os machos). Para esses casos recomendo a castração e o retrocesso no aprendizado como se fossem filhotinhos de novo.
      Boa sorte.

      Responder

  7. Comecei ontem a incentivar minha cadela a fazer xixi e coco no lugar certo…To abismada pois hj ja fez td certinho..ela vai fazer tres meses ainda!

    Responder

  8. Eu também não sei se estou agindo corretamente, acho que a deixei livre no apto para se sentir aconchegante,agora é verão tenho pena de deixar ela sozinha na lavanderia,é muito quente também aí fico com peninha e coloco em meu quarto no ar . Dou castigo tento dar agradinhos mais não sei se estou certa poxa amo tanto ela gostaria que ficasse sempre em nosso meio ela tem 3 meses , olho pro rostinho dela me dá uma dó , estou sem saber o que fazer .

    Responder

  9. Bom quando estou em casa e a noite minha cadelinha vai no jornal certinho. Mais quando saio pra trabalhar e uma choradeira e ela faz a casa toda o de ela quer ta difícil, ela esta com dois meses apenas sera que isso vai mudar?

    Responder

  10. Óla Boa tarde , muito Top nossa somos fracos achamos que podemos quando de fato devemos ser mas maduros com nossos Dogs . Parabéns

    Responder

  11. Olá Beatriz! Parabéns pelo post! Eu estou com problema sério em casa por conta da filhotinha shitzu de 3 meses que comprei. Ela está conosco somente há um mês e minha família está me pressionando demais por ela fazer as necessidades pelo apartamento todo… Então, contratei um adestrador e ele nos orientou a restringir o espaço dela na área de serviço. Com isto, ela tem acertado mais o “alvo” (rs) que são os 3 tapetes higiênicos que coloquei no lado oposto ao da comida e cama. Mas ainda assim erra algumas vezes, claro. Têm apenas 2 dias que ela está com o território restrito e, por isto, tá aprontando uma confusão de choro e latidos. E eu me sentindo culpada, achando que estou fazendo-a sofrer pelo meu erro de ter dado a “liberdade” do ap todo assim que ela chegou, há um mês e 10 dias. É correto mantê-la com esta área restrita? Estou muito aflita e ligando lá em casa quase que de 1/2 em 1/2 hora pra ter notícias, uma vez que ela fica o dia todo com minha mãe e padastro. Muito obrigada e me perdoe o longo texto!

    Responder

    1. Oi Mariana, o ideal é fazer a restrição junto com enriquecimento ambiental (use brinquedos como o Kong, Petball, Casco de vaca). Procure deixa-la cansada antes de deixa-la restrita, quando estão cansados eles procuram descansar. bjs

      Responder

  12. Minha York está com 11meses e não consigo ensina-la! Ela faz várias vezes no lugar certo, mas quando vai em outro ambiente faz em qualquer lugar! Parece que quer marcar território! E já está castrada!

    Responder

  13. olá bom dia! gostei muito do post, eu me vi nele…queria um dog pois já tive em minha adolescencia, adotei meu Saddam recentemente, tem duas semanas. Ele faz as necessidades no jornal quando está no seu espaço restrito mas é só tira-lo que faz um xixisão, acho q por felicidade…mas do segundo xixi em diante ele faz em qualquer lugar, e já fez coco tb…o que posso fazer? só ficar de vigia e repetir o processo de pegar ele e levar até o jornal? só isso?

    Responder

  14. adorei os posts
    tenho um spitz alemão e gostaria de saber com qto tempo eu sei qiue ela ta pronta para ensinar mais insistidamente o hábito de fazer xixi e coco no local certo

    obrigada

    Sandra

    Responder

  15. Olá, tenho um cachorro macho que tem 10 meses e estou ensinando a ele a fazer as necessidades na rua p q em casa ele so quer fazer nos sofás e nas camas, msm Jah fazendo na rua ele ainda faz nos sofás e nas camas qdo tem oportunidade, levo ele na rua em média seus a oito vezes na rua e as vezes ele corre pra casa pra fazer em casa as vezes faz na rua msm, Jah passei tdo que podia nesses locais pra ele naum subir msm assim continua. O que posso fazer mais?

    Responder

    1. Olá Polliane, tudo bem? Seu peludo é castrado? Se não recomendo que o castre o mais rapido possivel, está parecendo marcação de território. De uma reforçada por 2 meses nas retrições depois vai dando liberdade aos poucos.
      Se você quiser também podemos marcar uma consultoria online para te ajudar melhor, meu telefone é (21)994809294.
      Abraços,

      Responder

  16. Boa noite Beatriz! Tenho um spitz que completa cinco meses amanhã. Está muito difícil ensinar a fazer as necessidades no lugar certo. Cocô nunca acertou. Xixi, quando levo ao tapete higiênico e falo xixi, ele faz, e tb na madrugada. Mas durante o dia, faz por tudo, em pequenas quantidades. Se levo para passear,, não faz um sequer na rua. Está bem complicado. Poderia me dar alguma dica? Obrigada
    Fabiane

    Responder

    1. Olá Fabiane, tudo bem? Você está trabalhando com restrição de espaço? É de extrema importância que você evite os erros, quando não estiver supervisionando mantenha-o restrito. Insira um banheiro intermediário em outro comodo da casa. É super normal filhotes não fazerem nada na rua, mas já tentou levá-lo pra passear depois que ele acordou? Na maioria dos casos funciona bem. Se você quiser também podemos marcar uma consultoria online para te ajudar melhor, meu telefone é (21)994809294.
      Abraços

      Responder

  17. Olá tudo bem ? Estou a procura de um filhote de spitz alemão macho, e gostaria de saber em relação à adolescência do animal, sei que eles costumam marcar território nesta fase mas minha dúvida é: se ele for castrado antes dos 6 meses ele ainda irá fazer isso? ( Um cachorro que mora sozinho, não terá disputa de território com outros animais.)

    Responder

    1. Oi Larissa, tudo bem? Não é muito comum machos castrados antes da adolescência marcarem território, na verdade são bem raros. E até os que já marcam território podem diminuir ou parar com o mau habito quando castrados. Já conheci machos idosos (9 anos) que quando foram castrados pararam de marcar.
      Mesmo quando não moram com outros animais se não castrados marcam território.
      abraços

      Responder

  18. vou deixar meu comentário, porque achei o post interessante…

    consegui uma border collie mestiça , (pra não dizer vira-lata) diz os que criaram que o pai era puro e a mãe era mestiça… mas de qualquer forma, tem carinha de border collie….

    me disseram que tinha 5 semanas… como disse.. aí 60 dias…. e já vi que é altamente recomendado o desmame com 90 dias como o ideal… ou seja, minha cachorrinha pelo que me disseram tinha apenas 35 dias…. creio que na verdade mesmo não chegou a completar os 35, devia ter uns 30 dias….

    chegou muito assustada… hoje, já brinca…. e apesar de alguns deslizes…. em 80% das vezes ela vai no local certo, vou colocar 90% das vezes….

    porque não 100% ? está a 8 dias comigo só.. 8 dias… e vou falar…. a cachorra não faz suas necessidades nos panos sujos…. quando está com muito xixi, ela puxa o pano pra fora como se pedisse para trocar…. não sobe em cima deles quando tem muito xixi… quando tem fezes então… é na pontinha….

    mas tenho 2 locais por enquanto, pela proximidade dela… coloquei 1, mas ela só ia neste na área de serviço quando estávamos na cozinha…. as vezes quando estamos na sala ela dá uma daquelas e vai…. mas na sala, vai na maioria das vezes no que colocamos na sala.. .e outras horas no pano que deixamos no quarto onde ela dorme.. mas este ela só faz lá ou próximo quando deixamos a porta aberta… ela entra procurando o local…

    o mais incrivel, é que sabe da recompensa… já ensinamos ela a sentar e está começando a acostumar a dar a patinha…. então quando ela faz no lugar certo… ela senta perto da geladeira esperando seu pedacinho de tomate…

    agora quando faz fora do pano pq está sujo, ela sabe que fez errado e sai como um foguete pra sala…. sabe que não tem prêmio….

    uma coisa é fato…. a inteligência dos border collies são impressionantes….

    ela nos procura quando está com fome e acaba a água ou a comida, não pia a noite inteira, mesmo que acorde e durma novamente. só começa a chiar quando alguém levanta e ela escuta, como agora é de manhã, é hora de brincar… então fica desesperada para sair.

    mas o melhor de tudo, é que todas as necessidades dela durante a noite, são feitas no pano..

    coloquei este pano que lavo e troco todos os dias. em cima da bandeja higiênica.

    não ia conseguir manter os tapetes higiênicos… uns 3 xixi ela puxava pra fora, ou fazia do lado para não pisar no sujo….

    Responder

    1. faltou um comentário…. não faz de forma nenhuma no colo…. levei ao veterinário…. fui e voltei…. e nada…. ela só começa a ficar impaciente. desesperada para se aliviar… é chegar em casa e colocar no tapete… é imediato….

      Responder

    2. Tenho um poodle aqui com 60 dias igualxinhoooo seu border cole odeiaaa tapete sujo kkkkkkk

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *